Rua Giussepe Franco, 213, Jardim Samambaia, Jundiaí-SP
CEP: 13211-440
Tel: (11) 3964-2648 ou 4582-0941
contato@institutoaica.com.br
Você sabe o que é Pilates Funcional? PDF Print E-mail

PILATES Funcional®:

Por: Esp.Ft. Gabriela Pupo Carneiro e Prof. Esp. Thiago de Araújo Carneiro

Fundadores do Método Pilates Funcional®

www.ibrapif.com.br ou www.institutoaica.com.br

INTRODUÇÃO 

O método Pilates Funcional® surgiu após anos de pesquisa e atendimento clinico com alunos e pacientes que procuravam algum método que saciasse de alguma forma suas dores e ou modificasse sua forma física. Em nossas avaliações clinicas e físicas, observamos que existia uma lacuna que impedia alguns alunos ou pacientes progredirem com o método convencional criado por Joseph Pilates. O Método criado pelo mesmo é extremamente genial e atual, mas a forma como é aplicado, não se aplicava a todos os interessados na técnica.

Observando essa aplicação, acrescentamos ao método que já era genial, algumas adaptações e modificações para que todos pudessem praticar de maneira individualizada e com resultados satisfatórios.

Em hipótese alguma o método Pilates Funcional® surgiu para desmoralizar o método criado por Joseph Pilates; pelo contrário, agregamos mais possibilidades de se aplicar para qualquer individuo, ou seja, deixando-o extremamente funcional.

Funcional como a própria palavra diz significa funcionalidade, especificidade de algo para melhorar o objetivo de cada pessoa. Por exemplo, podemos ter a nutrição Funcional para um diabético, ou seja, alimentação especifica para a pessoa insulinodependente; ou até mesmo a natação funcional, ou seja, um treino especifico de 50 metros para competidores dos mesmos; podemos ter a musculação funcional, ou seja, um treino especifico por exemplo para o atleta de fisioculturismo. Sendo assim, funcional é quando se enfatiza a individualidade biológica, se periodiza e prepara todo o treinamento ou reabilitação individualmente para cada aluno.

Alguns autores criticam a aplicação da palavra funcional para outras técnicas, questionando que o único e verdadeiro método funcional seria o Treinamento Funcional.

A palavra funcional vem do latim e significa a junção de duas palavras: Adj ( lat functione + al ) , relativo as funções vitais. Em cuja execução ou fabricação se procura atender, antes de tudo, a função, ao fim prático.

Todos os movimentos prescritos no Pilates Funcional® visam o ser humano como um todo e qualificam a capacidade funcional de um modo geral, sendo assim, para cada aluno ou paciente, são incorporadas técnicas para enfatizar o método e atingir exatamente o  máximo de sua capacidade funcional.

Segundo CAMPOS & NETO ( 2004 ) a capacidade funcional se relaciona a movimentos do dia-dia de uma pessoa realizados com eficiência, coordenado e alinhado nos diferentes planos de movimentos. Para isso, independente da fase da vida, esta pessoa necessita ter as qualidades físicas e os sistemas corporais bem desenvolvidos.

Assim surgiu o método Pilates Funcional® que, inovou o método Pilates criado por Joseph, acrescentando ao que já era extraordinário outros métodos que também utilizam de uma postura correta, força muscular, centro corporal, flexibilidade e outros. São eles: Treinamento Funcional, RPG, Self Healing, Isostretching, Yoga e método Kabat, dentre outros.

O Treinamento Funcional procura causar adaptações no corpo com exercícios que estimulam e desafiam o sistema nervoso, podendo dessa maneira, melhorar os aspectos neurológicos que afetam a capacidade funcional. CAMPOS & NETO ( 2004 )

Já as técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva ( FNP ), se propõem a auxiliar o indivíduo na reabilitação ou na melhora de sua condição física;como por exemplo no Método Kabat. São técnicas que impõem ao indivíduo exigências onde se busca dele a melhor resposta dos receptores sensitivos que fornecem informação a respeito de movimento e posicionamento corpóreo, ou seja, do posicionamento proprioceptivo.

O IsoStretching é um método fundamentado nos princípios corretivos da ginástica postural, a qual procura proporcionar ao praticante a consciência do movimento e o domínio do equilíbrio entre tensão e relaxamento, e ainda a capacidade de contração e alongamento.

Apresenta-se como um recurso terapêutico importante no tratamento de indivíduos acometidos por patologias dolorosas crônicas, pois possibilita o condicionamento muscular, limitando a utilização de movimentos compensatórios, sem provocar nenhum tipo de impacto ósteo-articular.

A técnica de Reeducação Postural Global ( RPG ) se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia: problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos. Para a prevenção e a manutenção, pode-se praticá-la em auto-posturas.

Os movimentos de Mat Pilates criados por Joseph, visam condicionar o corpo através de exercícios realizados no solo de maneira íntegra, segura e eficiente, objetivando o centro corporal, chamado neste método de power house.

Portanto, fica a pergunta: Qual então o melhor método para se aplicar em nossos alunos ou pacientes?

A resposta é muito simples: o melhor método é aquele que se encaixa no momento especifico de cada aluno; ou seja, a escolha certa do exercício para cada fase do paciente ou aluno. Exemplo: se o paciente ou aluno apresenta um problema de coluna onde a mesma já é totalmente retificada, provavelmente escolheremos posturas ou técnicas que trabalhem com mobilização (Pilates Funcional®, Treinamento Funcional, etc) ao invés de técnicas que trabalhem ou enfatizem a retificação (RPG, IsoStretching, etc). Isso não quer dizer que em determinada fase seja preciso escolher uma postura de retificação. È exatamente essa a filosofia que o Pilates Funcional preconiza, cada aluno tem sua série de exercício, e a fase de aplicação do tipo de postura é aplicada com a evolução do mesmo.

            No entanto o Método Pilates Funcional® se baseia no Sistema Nervoso Central (SNC), sistema que controla todos os movimentos, para prescrição de exercícios respeitando a individualidade biológica de cada pessoa de uma forma segura e eficiente. Visa integrar essas técnicas num único objetivo, o movimento corporal total como qualidade de vida.

            A idéia é uma técnica onde todos possam praticar; crianças, obesos, diabéticos, pessoas com necessidades especiais, gestantes, idosos, homens e mulheres, atletas e todo e qualquer tipo de pessoa que queira ter qualidade de vida. Em Pilates Funcional se você quer você pode, você faz: portanto você consegue ter qualidade de vida!

Conheça e pratique o Pilates Funcional®!